A Federação Internacional de Yoga, é uma Instituçao sem fins lucrativo. Fundada em 1987, difunde os ensinamentos de yoga de todas as tradiçoes, apoiando a diversidade, armonía e integración de los estilos de yoga en el mundo.
Nossa missão é difundir o programa minimo para a formação de professores de yoga para defender os ensinamentos de yoga.

"O longo caminho de unir e integrar escolas, professores e mestres de yoga."

Em 1934, o francês Swami Asuri Kapila fundou o Ramana Ashram, Maha Boddhi Shanga e a Escola Internacional de Yoga em Montevideu, Uruguai. Lecciona o primeiro curso de formação de professores de yoga em 1936.

Swami Asuri Kapila

Swami Asuri Kapila escreveu ao seu amigo Swami Sivananda (Rishikesh, Índia), para organizar o yoga a nível mundial, propondo uma futura Federação Internacional de Yoga.
Foi assim que em 1947 Swami Sivananda fundou a Federação Mundial de Sadhus. Em 1948 seguindo o exemplo de Swami Asuri Kapila, Swami Sivananda fundou a Academia de Yoga Vedanta do Bosque em Rishikesh, Índia, para formar professores de yoga e swamis como tinha feito Asuri Kapila.

Swami Sivananda

Swami Sivananda fundou a Federação Mundial das Religiões e Swami Asuri Kapila fundou a AMO (Associação Mística Internacional).

Swami Asuri Kapila escreve ao seu amigo e companheiro Lucien Ferrer (França) sobre a ideia de abrir centros em França e criar de imediato uma associação nacional e de seguida a criação de uma Federação Internacional de Yoga. O que leva Lucien Ferrer a abrir a Academia de Yoga Ocidental em Paris, França, no ano 1948.

Swami Asuri Kapila propõe criar federações nacionais e continentais que sejam a futura base da Federação Internacional de Yoga, para difundir o yoga em todo o Mundo.

Em 1965, Yogavatar Krishna Kisore Das funda em Bengala, Índia, o Conselho Mundial de Yoga. Em 1967, Roma Blair (Swami Nirmalananda) funda a Associação Internacional de Professores de Yoga (International Yoga Teachers Association), na Austrália.

Yogavatar Krishna Kisore Das e Roma Blair (Swami Nirmalananda)

Em 1967, funda-se a Federação Nacional de Yoga de França. Posteriormente em 1972, foi a vez da União Europeia de Yoga com Roger Clerc, discípulo e sucessor de Lucien Ferrer (que era amigo de Swami Asuri Kapila) e com quem mantinha a ideia de união, junto a Andre Van Lysebeth (discípulo de Swami Sivananda), Claude Peltier, Nil Hahoutoff e Hug.

Gerard Blitz

Em 1982, Rama Jyoti Vernon funda Unidade de Yoga International, actualmente Yoga Alliance dos Estados Unidos, que integra escolas de Yoga.

Rama Jyoti Vernon

Em 1985, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) funda a União Latina-Americana de Yoga, com Vayuananda, Swamini Dayananda, Mataji Indra Devi, Luis Alvares De Rose e Swami Sarvananda.

Em 1985, na Índia, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) visita o Dalai Lama em Dharamsala, Himalaias, visita Swami Direndra Brhamachari no seu Ashram em Nova Deli e a Swami Chidananda, da Divine Life Society de Rishikesh. Começando a trabalhar na fundação da Federação Internacional de Yoga com Swami Diendra Brhamachari, reúne-se com os membros da Federação de Yoga da Índia.

Yogacharya Fernando Estevez - Griego Ph.D. (Swami Maitreyananda) e Dalai Lama
Dhirendra Brahmachari - Swami Chidananda

Em 1986, em Paris, França, o Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego PhD (Swami Maitreyananda) reúne-se com o seu amigo Gerard Blitz, líder e secretário-geral da União Europeia de Yoga, para trabalhar com a União Latina-Americana de Yoga na futura criação da Federação Internacional de Yoga.

Em Dezembro de 1986, no Rio Janeiro e em São Paulo, no Brasil, reuniram-se o Yogacharya Dr. Fernando Estévez Griego PhD (Swami Maitreyananda) e o Yogacharya Vayuananda (Carlos Ovideo Trotta), ambos da escola de Swami Asuri Kapila, com os membros da Federação de Yoga do Brasil, da Associação Brasileira de Professores de Yoga e da União Nacional de Yoga.

Swami Gitananda Giri fundou o Parlamento Mundial de Yoga ou Vishwa Yoga Samaj, em Pondicherry,
na Índia.

Entre 1984 e 1987 começam os contactos entre Vayuananda, discípulo directo de Swami Asuri Kapila e Swami Maitreyananda (sucessor de Swami Asuri Kapila) e Gerard Blitz.
Gerard Blitz reúne-se com Rama Vernon e com Swami Satchidananda.

Swami Satchidananda é Presidente Honorário da Associação Internacional de Professores de Yoga na Austrália.

Yogacharya Fernando Estevez - Griego Ph.D. (Swami Maitreyananda), Vayuananda e Gerard Blitz.

Em 1987, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) funda a Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga (primeiro nome da Federação Internacional de Yoga) em Montevideu, Uruguai. A primeira comissão directiva da Federação Internacional de Yoga em 1987-1989 tem como presidente honorário Mataji Indra Devi (Letónia/Rússia); presidente, Luiz Alvares De Rose (Brasil); e como secretário-geral, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego, Swami Maitreyananda (Uruguai).

Mataji Indra Devi e Yogacharya Fernando Estevez - Griego Ph.D. (Swami Maitreyananda)
Luiz Alvares de Rose e Yogacharya Fernando Estevez - Griego Ph.D. (Swami Maitreyananda)

No ano de 1988, o Congresso Internacional Europeu de Yoga em Zinal, na Suíça, reúne-se para trabalhar na integração das associações nacionais de yoga, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) e Mataji Indra Devi representam a União Latina-Americana de Yoga e a Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga, Gerard Blitz e Raoul Lenz representando a União Europeia de Yoga e Swami Satchidananda, Nancy Ford Khonne e Larry Payne da Unidade Internacional de Yoga (Aliança de Yoga dos EUA).

No Congresso Mundial de Yoga da FIY, em 1988, em Montevideu, Uruguai, no Palácio Municipal do Governo da Cidade de Montevideu, Uruguai, reúnem-se para trabalhar na integração das associações nacionais de yoga: Swami Maitreyananda e Mataji Indra Devi, pela União Latina-Americana de Yoga e pela Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga, Carlos Fiel, da União Europeia de Yoga, e Larry Payne, pela Unidade Internacional no Yoga (Aliança de Yoga dos EUA), Auri Moya, da Associação Internacional de Professores de Yoga da Austrália e Porto Rico, Luiz Alvares de Rose da Confederação de Yoga do Brasil, Goldemberg, da Associação Argentina de Professores de Yoga, Babaji Sing, do México membro da Associação Internacional de Professores de Kundalini Yoga da 3HO, Swami Dayananda, da Associação Uruguaia de Yoga, e Swami Pravananda do México-Índia.

Swami Pranavananda em 1988,
em Congresso Mundial de Yoga de Montevideu

Primeiro Congresso Mundial de Yoga (1988, Cidade de Montevideu, Uruguai)
Gucha Miño, da Federação de Yoga da Argentina, Larry Payne, presidente da Associação Internacional de Yoga, Terapeutas e delegado pela Unidade Internacional no Yoga (Aliança de Yoga dos EUA), Auri Moya, presidente da Associação Internacional de Professores de Yoga de Porto Rico e da IYTA Austrália, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego, presidente da União Latina-Americana de Yoga, Carlos Fiel da União Europeia de Yoga, Sw. Dayananda, da Associação Uruguaia de Yoga, Luiz Alvares De Rose, da Federação Internacional de Yoga, e Goldemberg, da Associação Argentina de Professores de Yoga.

.
Em Agosto de 1989, em Zinal, na Suíça, no Congresso Internacional Europeu de Yoga, reúnem-se para trabalhar no objectivo das federações continentais e internacionais Gerard Blitz, na qualidade de Secretário-geral da União Europeia de Yoga, Swami Chidananda da Divine Life Sivananda Ashram, Swami Satchidananda da Integral Yoga EUA, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda), do Yoga Integral na América do Sul, presidente da Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga e da União Latina-Americana de Yoga, no que se considera a base do movimento internacional associativo do yoga.

Gerard Blitz, Swami Satchidananda, Swami Chidananda e Yogacharya Fernando Estevez -Griego Ph.D. (Swami Maitreyananda)

Gerard Blitz, alma mater da integração e da União Europeia de Yoga, sofre uma grave enfermidade e solicita que se trabalhe na criação de uma futura Federação Internacional de Yoga que integre todas as Organizações Continentais de Yoga. Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) compromete-se a seguir o projecto de Blitz e de Asuri Kapila para transformar a Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga na futura Federação Internacional de Yoga com uma mudança de estatutos.

Gerard Blitz e Yogacharya Fernando Estevez - Griego Ph.D. (Swami Maitreyananda) em Zinal - 1989

Em 1989, Raoul Lenz da Suíça, secretário-geral da União Europeia de Yoga, reúne-se com Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Sw. Maitreyananda) Presidente da União Latina-Americana de Yoga e presidente eleito da Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga, participam na reunião Silvia Irigoyen (Sw. Dayananda), secretária-geral da União Latina-Americana de Yoga e Mataji Indra Devi, presidente honorária da União Latina-Americana de Yoga e da FederaçãoInternacional de Professores Profissionais de Yoga, em Buenos Aires, Argentina.

Dayananda, Indra Devi, Fernando Estevez Griego
(Sw. Maitreyananda) e Raoul Lenz

Em 1989, no Congresso Mundial de Yoga, Mataji Indra Devi e Swami Sarvananda propõem o Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) como presidente da Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga, no Congresso Mundial de Yoga, que se realizará nesse ano na Cidade de Montevideu, no Uruguai. Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) é eleito Presidente da Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga, presidente da União Latina-Americana de Yoga e presidente da Associação Uruguaia de Yoga, assim como membro do Conselho Mundial de Yoga na Índia, membro da Sociedade Internacional de Yoga do Reino Unido, membro do Parlamento Mundial de Yoga em Pondicherry e vice-presidente da Federação Internacional de Yoga Desportivo (o nosso Mestre fazia parte da Assembleia Geral da União Europeia de Yoga em 1988 e 1989, já que a Associação Uruguaia de Yoga era membro da União Europeia de Yoga).

Yogacharya Pietro Bonvini de Itália, Yogacharya Fernando Estevez Griego (Uruguai) e Swami Sarvananda (Romania-Brasil) na inauguração do Congresso Mundial de Yoga da FIY, em 1989.

Em 1989, M.S.Viswanath, Vice-presidente da Federação de Yoga da Índia pertencente à escola de Pattabi Jois, Ashtanga Vinyasa Yoga (sobrinho de Jois), foi eleito presidente da Federação Internacional de Yoga Desportivo (1989-1994).

Em 1990, no Congresso Mundial de Yoga na Cidade de Buenos Aires, na Argentina, reúnem-se: Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda), presidente da Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga, presidente da União Latina-Americana de Yoga, Susana Balech, de Associação Amigos do Yoga, Mataji Indra Devi, Diego Martinez, presidente da Associação Uruguaia de Yoga, Rosa Espinosa do Chile, Daniel Espina, da Associação de Yoga da Argentina, Sónia Sumar, do Brasil, e Swami Sarvananda, junto dos presidentes das associações nacionais sul-americanas.

Em 1991, realiza-se o Congresso Internacional de Yoga, em S. José, na Costa Rica. Rama Vernon, Nancy Ford Khone, Sandra Summerfield e Patricia Hansen, da Aliança de Yoga dos EUA, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda), presidente da Federação Internacional de Professores Profissionais de Yoga e da União Latina-Americana de Yoga, Prue Ketner, da Associação Internacional de Professores de Yoga da Austrália, fundada por Roma Blair (Swami Nirmalananda), Mataji Indra Devi, Ferriz Olivares, da Grande Fraternidade Universal, reúnem-se com os delegados das Organizações de Yoga das América do Norte, Central e Sul, participando também a Organização Russa de Yoga.

Em 1992, na reunião em Deli, Índia, Yogavatar Krishna Kisore Das é eleito presidente da Federação Internacional de Professores de Yoga, passando a sede mundial para Nova Deli, Índia, até 1996. Estavam na reunião todos os líderes nacionais e estatais das associações de Yoga da Índia. Os membros do Conselho Mundial de Yoga e Yogavatar Krishna Kisore Das reuniram-se para formar o Conselho Mundial de Yoga com Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda).

Yogavatar Krishna Kisore Das

Em 1993 realizou-se o Congresso Mundial de Yoga em Pondicherry, na Índia. Contou com a presença das principais personalidades: Sri Swami Dayananda Saraswati, Sant Keshava Das, Sri Amrit Desai, Nancy Ford-Khone e Patricia Hansen da Unidade no Yoga (Aliança do Yoga EUA), Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda), Pietro Bonvini, Ms. Viswanath, Yogarishi Dr. Swami Gitananda Giri e Shri MP Pandit, porta-voz de Sri Aurobindo Ashram, em Pondicherry. Os principais signatários políticos do estado de Pondicherry, o Governador Shri Har Swaroop Singh, Ministro Principal Shri A. Gandhiraj. Secretário Principal Shri S. Sharma. Secretário de Finanças Smt. P.M. Singh e Director de Turismo, Shri V. Shivashanmugam.

Em 1993, realiza-se o Congresso da Unidade no Yoga, celebrando os 100 anos de Yoga na América. Teve lugar nas montanhas Pocono na Pensilvânia, EU.A., com a presença de alguns dos Mestres de Yoga conhecidos internacionalmente, entre eles Yogi Bhajan, Amrit Desai, Swami Satchidananda, Swami Anandamoy e Dr. Pratap. Reuniram-se também com  instrutores de yoga, como por exemplo Lilias Folan. Na reunião estiveram presentes Rama Vernon, Nancy Ford Khone e Patricia Hansen, líderes da Aliança de Yoga de Estados Unidos (Unidade no Yoga), Yogacharya Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda), presidente da Federação Internacional de Professores de Yoga, e também os presidentes das associações de yoga dos EUA., Rússia, Argentina, Brasil e Uruguai.

Swami Vidyananda, Nancy Ford Khone e Yogacharya Fernando Estevez - Griego Ph.D. (Swami Maitreyananda)

W
Rama Vernon, Amrit Desai, Rita Goswami (Dru Yoga), Yogacharya Fernando Estevez - Griego e o Presidente da Associação Russa de Yoga.

Em 1993, realizou-se na Cidade de Buenos Aires, na Argentina, o Congresso Mundial de Yoga. Estiveram presentes: o Professor Hermógenes do Brasil, Yogacharya Fernando Estévez Griego (Swami Maitreyananda), Indra Devi, M.S. Vishwanth, da Índia, Daniel Espina, presidente da Federação Argentina de Yoga, Swami Sarvananda, e trezentos professores de yoga da Argentina, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Espanha, Itália, Índia, Israel, França, Inglaterra, Venezuela, México, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Canadá e Suíça foram ao Congresso da Federação Internacional de Yoga.

Em 1994, realizou-se o Congresso Mundial de Yoga na cidade de Buenos Aires. Estiveram presentes: Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Tony Sanchez (da Escola de Bikram), presidente da Associação de Yoga de Estados Unidos, Marisol Sabate, da Associação Chilena de Yoga, Taunay Valle, presidente da Associação de Yoga do Brasil, Daniel Espina, presidente da Federação Argentina de Yoga, Ada Saliz, presidente da União Latina-Americana de Yoga, Diego Martinez, presidente da Associação Uruguaia de Yoga, Yogacharya Fernando Estevez Griego, sucessor de Yogavatar Kirshna Kisore Das, presidente da Federação Internacional de Yoga e do Conselho Mundial de Yoga.

Um ano mais tarde, em 1995, realiza-se o Congresso da Unidade no Yoga em Aspem, Colorado. Rama Vernon, Nancy Ford Khone, Sandra Summerfield e Patricia Hansen formam a Aliança do Yoga EUA e Yogacharya Dr. Estevez Griego reuniram-se com as Rússia Yoga Organizações e presidentes de Associações de Yoga Estados E.U.A., Rusia, Argentina, Brasil e Uruguai.

Rama Veron e Yogacharya Fernando Estevez-Griego Ph. D. junto a Nancy Ford Khone
Yogacharya Fernando Estevez Griego Ph. D. y Larry Payne
Ph. D. fundador de la Asociación Internacional de Yogaterapeutas
Swami Vidyananda junto a Swami Maitreyananda en el Congreso de la Unity In Yoga en Aspen,
Colorado

Em 1996, Antonietta Rossi, na qualidade de Secretária-Geral da União Europeia de Yoga, reúne-se com os directores da União Latina-Americana de Yoga e da Federação Internacional de Professores de Yoga na Argentina para trabalhar na integração da União Europeia de Yoga na futura Federação Internacional de Yoga.

Em 1996 Ada Saliz, presidente da União Latina-Americana de Yoga, Antonietta Rossi Secretária Geral, da União Europeia de Yoga e Sandra Summerfield Kozak, de Unidade no Yoga International encontram-se em Zinal, Suíça para propor Ada Saliz  se tornar o futuro presidente da União Mundial de Yoga, o novo nome para a Federação Internacional de Profissionais de Yoga Professores

Em 1996, no Congresso Internacional de Yoga de Brasil, Taunay Da Silva Valle é eleito presidente da União Latina-Americana de Yoga em substituição de Ada Saliz, sendo eleito também presidente da União Mundial de Yoga (Federação Internacional de Yoga) cuja sede passa da Índia para o Brasil.

Horivaldo Gomes, presidente da Associação Nacional de Yoga Integral do Brasil, Tony Sanchez, presidente da Associação de Yoga dos Estados Unidos, Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Rachel Solberg, fundador e presidente da Associação Israelita de Professores de Yoga, Yanquinao Guash, presidente da Associação Chilena de Yoga, Taunay Vale, presidente da Confederação de Yoga do Brasil, Nilda Conzalez de Paraguai, Swami da China, Yogacharya Fernando Estevez Griego, da Sociedade Internacional de Yoga Integral - Aurobindo Sivananda Ashram e Ada Saliz da União Latina-Americana de Yoga, Swami Varuna e Clementina Bonvini, da Federação Italiana de Escolas de Yoga.

Em 1997, no Congresso Mundial e Europeu de Yoga "Euro Yoga" em Génova, Itália, estiveram Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Harmond Hatway Presidente da Fundação Americana de Yoga, Varagi, Secretário da Federação Indiana de Yoga, Bal Muknd, Moraji do Instituto Nacional de Yoga do Governo Indiano, Yogacharya Fernando Estevez Griego, presidente da Federação Argentina de Yoga, Swami Varuna, Yogacharini Clementina Pascale de Itália, Swami Nlagame, da Associação de Yoga de Mauritius, Claudia Sanz, da Associação Sul-Americana de Yoga Integral e cinquenta delegados da Europa.

Em 1998, realizou-se o Congresso Mundial de Yoga na cidade de Buenos Aires, Argentina. Estiveram presentes Taunay Valle, presidente da União Mundial de Yoga (Federação Internacional de Yoga), Rama Vernon, da Unidade no Yoga (Aliança do Yoga EUA), Yogacharya Fernando Estevez Griego, presidente do Aurobindo Sivananda Ashram, Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Tom Styles, da Restorative Yoga Therapy Centre, Neusa Veríssimo da Confederação de Yoga
do Brasil e duzentos professores de yoga da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, Itália, Índia, Israel, França, Venezuela, México, Paraguai, Peru, Estados Unidos e Canadá. Do encontro concluiu-se que a Unidade no Yoga deve mudar os seus estatutos e nome para Aliança de Yoga EUA, sendo a presidente Patricia Hasen.

Em 1999, tem lugar o Congresso Mundial de Yoga na cidade de Montevideu, Uruguai. Taunay Valle, presidente da União Mundial de Yoga (Federação Internacional de Yoga), Yogacharya Estévez Griego, presidente do Aurobindo Sivananda Ashram, Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Daniel Petrov e Viara presidente da Federação de Yoga da Bulgária, Miryam Segundo, Presidente da Associação Uruguaia de Yoga. Delegação da Federação Indiana de Yoga e 150 professores de Yoga de Argentina, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Espanha, Itália, Índia, França, Venezuela, México, Paraguai, Peru, Estados Unidos e Canadá reúnem-se em Congresso.

Em 2000, realizou-se o Congresso Mundial de Yoga e a 14ª. Assembleia-geral da Federação Internacional de Yoga (a recém formada World Union of Yoga) em Nova Deli, Índia. Estiveram reunidos: Yogacharya Dr. Gopalji, presidente da União Asiática de Yoga, Secretário da Federação Indiana de Yoga, Dr. Dayma, secretário da União Asiática de Yoga, Federação de Yoga do Norte da Índia e Federação de Yoga da Índia, Swami Vidyananda, da Aliança Internacional de Yoga e Aliança de Yoga da Índia e membro do Aurobindo Ashram de Deli, Yogacharya Dr. Estévez Griego, pela Associação Uruguaia de Yoga e Federação Argentina de Yoga, Swami Chaitanya, da Cosmic Yoga Foundation, Taunay Valle, presidente da Federação Internacional de Yoga (a constituída World Union of Yoga), Master Karina Dupre, vice-presidente da União Latina-Americana de Yoga, Master Lino Centrone, Itália, Patel, presidente da Associação de Yoga de Delhi, Dharam Vir, da Federação Indiana de Yoga, Dr. Koushi da Rússia, André, da Ucrânia, Dr. Mazundar, da Federação Indiana de Yoga, Dr. Rita Balla, vice-presidente da Federação Indiana de Yoga, Departamento da Universidade de Estudos de Yoga de Himalach Pradesh, Igor Subbutin, Director do Centro de Yoga de Moscovo, Rússia, Yogamaharishi Dr. B Gopalananda, Vice-presidente da Federação Indiana de Yoga, Bal Mukund Singh, Moraji Instituto Nacional de Yoga de Deli, Índia.

Sri Gopalji e Swami Maitreyananda criam a União Asiática de Yoga, onde ingressam os centros de yoga de Ásia, todas as Associações de Yoga dos estados indianos, Federação Indiana de Yoga, Federação de Yoga do Norte da Índia, diferentes ashrams e escolas de yoga de Índia passam a ser membros da Federação Internacional de Yoga. Esta resolução indiana repercute-se numa forte presença nas Assembleias Gerais da FIY Federação Internacional de Yoga.

Swami Vidyananda presidente da Aliança Internacional membro do Aurobindo Ashram com Swami Maitreyananda presidente do Aurobindo Sivananda Ashram ® na Argentina no Aurobindo Ashram de Nova Deli.

Em 2000, realizou-se o Congresso de Yoga da Federação Internacional de Yoga FIY em Rishikesh, Himalaias, Índia, onde estiveram presentes Sri Gopalji, Swami Vidyanandam, Swami Maitreyananda, Taunai Valle, onde realizaram uma reunião geral em Parmath Niketan Ashram, de Swami Chidananda em Rishikesh, com membros das federações de yoga da Índia, os membros da Federação Internacional de Yoga e da União Asiática de Yoga.

Em 2001, organizou-se o Congresso Mundial de Yoga da Federação internacional de Yoga FIY no Rio de Janeiro, Brasil, onde teve lugar a Assembleia-geral da Federação internacional de Yoga. Yogacharya Dr. Fernando Estévez Griego foi eleito presidente para o período 2002-2005 (depois de dezoito anos de trabalho para unir todas as federações internacionais, continentais e nacionais de yoga). Para o cargo de vice-presidentes foram eleitos Yogasiromani Dr. Gopalji, da União Asiática de Yoga, e Confederação de Yoga Indiana, sendo secretária-geral Yogacharini Paia Irigoyen (Swamini Dayananda ) da União Latina-Americana de Yoga e Associação Uruguaia de Yoga. Na reunião estiveram presentes: K.C. Sharma presidente da Federação de Yoga Indiana, Taunay Valle, presidente da Confederação de Yoga do Brasil, Myriam Segundo, presidente da Associação Uruguaia de Yoga, Dr. Gopalji, da União Asiática de Yoga e Confederação de Yoga Indiana, Yogacharya Babakar Khane, do Senegal, director do Instituto Internacional de Yoga de Europa, Satyendra presidente do Centro de Yoga de Canadá, Roma Rokotyol e Anatoly Zencheko, do Clube de Ashtanga Yoga da Ucrânia, Gabriel Collazo, da Associação Internacional de Yogaterapia.

Em 2002, realiza-se o Congresso Mundial de Yoga em Buenos Aires, Argentina. Yogacharya Dr. Fernando Estévez Griego (Swami Maitreyananda) assume a presidência da Federação Internacional de Yoga  e desde essa data a instituição estabelece-se definitivamente com nome de Federação Internacional de Yoga abandonando o nome de World Yoga Union.

Swami Gopalananda, da Confederação de Yoga de Índia, Dr. Gopalji, presidente da União Asiática de Yoga, Swami Vidyananda, presidente da Aliança Internacional de Yoga e Swami Maitreyananda, presidente da Sociedade Internacional de Yoga AUROBINDO SIVANANDA ASHRAM.

Em 2003, realiza-se o Congresso Mundial de Yoga da FIY em Santa Maria da Feira em Portugal e celebra-se a 17ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Yoga e o 2º Congresso Europeu - Euro Yoga 2003.

Yogacharya Fernando Estevez Griego, presidente da Federação Internacional de Yoga, e Yogacharya Carlos Miguel Perez, presidente da Aliança Europeia de Yoga, inscrevem a instituição na FIY. No evento está presente Swami Saradananda, presidente da Associação Britânica de Professores de Yoga, Beatriz Português, presidente da Associação de Yoga Integral de Portugal, George Stobarts, presidente honorário da Federação de Yoga de Portugal, Tino, presidente da Federação de Yoga de Portugal, Carlos, presidente da Associação de Yoga de Portugal, Amadio Bianchi, presidente da Confederação de Yoga de Itália, Franca Sachi, presidente honorária da Federação Europeia de Yoga, Pietro Bonvini, Presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Swami Narayana, Erick Schultz, de Suddha Dharma Mandalam do Brasil, membros da Associação Cubana de Yoga, membros do Instituto Internacional de Yoga de Babhar Khane, Mesko de Eslovénia, Yogasiromani Dr. Gopalji presidente da União Asiática de Yoga e a nova Confederação de Yoga da Índia, Yogacharini Eugenia Salas, presidente da Federação Argentina de Yoga, Antonio Sausys de Sat Yoga de EUA, K.C. Sharma, presidente da Federação de Yoga da Índia, Roma Rokotyol e Anatoly Zencheko, do Clube de Ashtanga Yoga de Ucrânia, Swami Ramalingan do Centro de Sivananda Yoga de Tamil Nadu e Radhakrishna da Índia.

Santa Maria da Feira – cidade do Porto, Portugal 2003

Em 2004, realizou-se o 18º Congresso Mundial de Yoga em Madrid, a 18ª Assembleia Geral da FIY em Espanha e o 3º Congresso Europeu de Yoga - Euro Yoga 2004, sob a presidência de Yogacharya Carlos Miguel Perez, presidente da Aliança Europeia de Yoga e Yogacharya Dr.Fernando Estevez Griego, presidente da Federação Internacional de Yoga. Assistiram ao evento: Sri Ajita, presidente da Federação de Raja Yoga de Holanda, Aruna (Surinam), membro do Instituto de Raja Yoga de Holanda, Bala Rita, membro da Confederação de Yoga da Índia e director da Universidade HP, Sri Gopalji, presidente da União Asiática de Yoga, presidente da Confederação de Yoga da Índia, presidente da Federação Internacional de Yoga Desportivo e vice-presidente da Federação Internacional de Yoga, K.C. Sharma, presidente da Federação de Yoga da Índia, Roma Rokotyol e Anatoly Zencheko, do Clube de Ashtanga Yoga de Ucrânia, Amadio Bianchi, presidente da Confederação de Yoga de Itália, Franca Sachi, presidente Honorário da Federação Europeia de Yoga, Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Eugenia Salas, presidente da Federação Argentina de Yoga, Habib BA, da Associação de Yoga de Espanha (membro da União Europeia de Yoga), Tino, presidente da Federação de Yoga de Portugal, Beatriz Português, presidente da Associação de Yoga Integral de Portugal, Membros da Federação de Kriya Yoga de Itália (Satyananda), Maite Criado, da Federação Espanhola de Yoga Professional, Mimoun (Marrocos) da Associação de Professores de Yoga Comunitários de Salamaca, Swami Vivekananda, da Associação Agama da Tailândia e mais 50 delegados.

Alcobendas, Madrid, Espanha 2004

Yogacharya Carlos Miguel Perez, presidente da Aliança Europeia de Yoga

Em 2004, realiza-se o 19º Congresso Mundial de Yoga de Nova Delhi e Rishikesh, Índia, o 3º Congresso Asiático e Indiano de Yoga - Índia Yoga 2004, tendo como presidentes Swami Madhvananda Shakaracharya de Prayag e Swami Maitreyananda (Yogacharya Fernando Estévez Griego).

O Pontífice Hindu Shankaracharya de Prayag, Swami Maitreyananda Presidente da Federação Internacional de Yoga e Sri VK Malhotra líder do Partido Nacional Hindu e vice-presidente da Associação Olímpica Indiana. Yogacharya Prabhakraji Mishra presidente da Federação Mundial de Brahmanes e do Parlamento Mundial das Religiões. Índia, 2004.

O Presidente da Federação Mundial de Brahmanes e do Parlamento Mundial das Religiões, Yogacharya Mishra, junto a Swami Maitreyananda, presidente da Federação Internacional de Yoga e Tai Situpa Rimpoche, líder espiritual do Budismo Tibetano e emanação do Buda Maitreya.

2004 - Ceremónia no Sagrado Rio Ganges, Swami Chidananda Maharaj e Swami Maitreyananda em Parmarth Niketan Ashram, Rishikesh, Índia.

No ano de 2005, em Buenos Aires, na Argentina, teve lugar o Congresso e Retiro Internacional de Yoga Integral da FIY e o Congresso Latino-americano de Yoga - América Yoga 2005. Sob a presidência do Yogacharya Dr. Fernando Estévez Griego, presidente da Federação Internacional de Yoga, realizou-se a reunião com a presença de: Swamini Kali presidente da Confederação de Yoga da Argentina, Swamini Lakshmi, presidente da Federação Argentina de Yoga, Swamini Dayananda, presidente da Associação Uruguaia de Yoga, Kushala e Sarmini de Purno Ham, Amadio Bianchi, presidente da Federação Europeia de Yoga, Dilipji, da Associação Gurukulam de Kerala, Sri Gopalji, presidente da União Asiática de Yoga, da Confederação de Yoga da Índia e da Federação Internacional de Yoga Desportivo. K.C. Sharma, presidente da Federação de Yoga da Índia, Franca Sachi, presidente honorário da Federação Europeia de Yoga, Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Viviana Sapia, da Federação Argentina de Yoga, Habib BA, da Associação de Yoga de Espanha (membro da União Europeia de Yoga), Tino, presidente da Federação Portuguesa de Yoga, Mimoun (Marrocos) da Federação Espanhola de Yoga Professional e da Associação de Professores Comunitários e mais cinquenta delegados.

Dezembro de 2005, Yogacharya Dr. Fernando Estevez Griego (Swami Maitreyananda) abandona, ao fim de 4 anos, a presidência da FIY para dedicar-se em pleno a dirigir a Sociedade Internacional de Yoga Integral AUROBINDO SIVANANDA ASHRAM.

Em Fevereiro de 2006, reúnem-se em Montevideu, Uruguai, para a realização da 20ª Assembleia-Geral e novas eleições do conselho executivo da Federação Internacional.

Swamini Dayananda Ma foi eleita nova presidente da Federação Internacional de Yoga 2006-2010. A Federação Internacional de Yoga tem a sua sede administrativa, personalidade jurídica e escritórios executivos na Cidade de Montevideu, Uruguai, desde 2006.

Swamini Dayananda
Presidente da Federação Internacional de Yoga
2006 - 2010

Em 2006 realiza-se o Festival Internacional de Yoga em Lisboa, Portugal, sob a presidência de Swami Maitreyananda, presidente da Sociedade Internacional de Yoga Integral e Dharmacharini Tara (Yogacharini Beatriz Português Katchi) directora da Federação Internacional de Yoga e presidente da Associação de Yoga Integral de Portugal, Sri Gopalji presidente da União Asiática de Yoga, da Confederação Indiana de Yoga, da Federação Internacional de Yoga Desportivo; Eugénia Salas presidente da Federação Argentina de Yoga, membros da Federação Búlgara de Yoga, Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Carlos Miguel Perez, presidente da Aliança Europeia de Yoga, Swami Omkarananda, presidente da Federação Internacional de Yoga Tradicional, membros da Comunidade Hindu de Portugal e Templos Hindus, Oksana, do Centro de Yoga de Ucrânia, Guilermo Ferrara, presidente da Associação de Tantra Yoga e presidentes das associações de yoga dos vários distritos de Portugal

Swamini Taraji Dharmacharini (Beatriz Português Katchi) e Swami Maitreyananda.
Festival Internacional de Yoga em Lisboa, Portugal

Em 2006, realiza-se o 21º Congresso Mundial de Yoga - Festival Global de Yoga da Federação Internacional de Yoga em Nova Delhi e Rishikesh, na Índia.Reuniu-se o Conselho Mundial de Yoga. Sob a presidência de Swami Maitreyananda, presidente da Sociedade Internacional de Yoga Integral - Aurobindo Sivananda Ashram e H.H. Jagatguru Shankaracharya Omkarananda Saraswati Ji Maharaj de Prayag Peeth (Índia), com Sri Gopalji, presidente da União Asiática de Yoga, e ex-presidente da Confederação de Yoga da Índia, K.C. Sharma presidente da Federação de Yoga da Índia, H.H. Acharya Dr.Prabhakar Mishra (Índia) Presidente do Parlamento Mundial das Religiões, da Federação Mundial dos Brahmanes, da Academia Mundial de Ayurveda e Fundação Universal Sanathana Dharma, Yogacharya Dr. B. Gopalananda, director do Sri Vishwa Ashram e da Academia Internacional de Yoga, secretário da Associação de Yoga de Tamil Nadu, Yogacharini Swami Saradananda (EUA), presidente da Associação Britânica de Professores de Yoga, Yogacharini Clementina Parziale Bonvini Itália, directora do Ananta Ashram Internacional e secretário da Federação Italiana de Escolas de Yoga. Dr.
Chidananda Murthy (Índia) Director do Conselho Central para Investigação de Yoga e Naturopatia do Departamento de Ayurveda, Yoga, Umani, Siddha e Homeopatia do Ministério da Saúde e F. W Governo Indiano, Dr.S.N. Pandey (Índia), membro de Dr.R.M.L. Hospital, Swamini Gauri (Uruguai), presidente da Associação Uruguaia de Yoga, Eugenia Salas, presidente da Federação Argentina de Yoga e os presidentes de todas as associações de yoga dos estados indianos, Swami Ramananda, do Templo de Hanuman, Swami Viswananada, Swami Shankara, Swami Chidananda, membros da Federação de Yoga da Bulgária, Pietro Bonvini, presidente da Federação Italiana de Escolas de Yoga, Beatriz Português, presidente da Associação de Yoga Integral de Portugal

Rishikesh, Himalaias

Swami Chidananda Muniji, Sw. Maitreyananda, Swamini Tara e Dr. .Gopalji no
Parmarth Niketan Ashram.

Sw. Gauri Ma, Sw. Maitreyananda, Dr.Gopalji e Shankaracharya de Prayag (Índia)

No ano de 2007, realizou-se o 22º Congresso Mundial de Yoga e a Assembleia-Geral da Federação Internacional de Yoga, na Cidade do México, e em seguida em Cancún. Estiveram presentes Swami Maitreyananda, da Sociedade Internacional de Yoga Integral Aurobindo Sivananda Ashram, Swamini Lakshmi, da Federação Argentina de Yoga, Swami Shivadeva, presidente da Aliança Mexicana de Yoga, Swamini Gauri, presidente da União Latina-Americana de Yoga, Kushla e Sarmini de Purnoham. Estiveram também presentes os delegados de Singapura, China, Índia, Guatemala, México, Argentina, Uruguai, EUA, Canadá, Venezuela, Chile, Colômbia, Brasil, Itália, Espanha, Portugal e Cuba.

Swami Maitreyananda, Swamini Gauri Ma e
Swamini Lakshmi (Mexico) 2007

Em 2008, realizou-se o 23º Congresso Mundial de Yoga e a Assembleia Geral da Federação Internacional de Yoga, em Montevideu, Uruguai, sob a presidência de Swamini Dayananda Ma, presidente da Federação Internacional de Yoga (2006 -2010), compareceram os delegados do Panamá, Paraguai, Peru, Israel, França, Hungria, Roménia, Reino Unido, Índia, Guatemala, México, Argentina, Uruguai, EUA, Canadá, Venezuela, Chile, Polónia, Colômbia, Brasil, Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca e Cuba.

Em Abril de 2009, realiza-se a Assembleia-Geral da Federação Internacional de Yoga na cidade de Montevideu, Uruguai. Estiveram presentes os delegados do Panamá, Paraguai, Peru, Israel, França, Hungria, Roménia, Reino Unido, Índia, Guatemala, México, Argentina, Uruguai, EUA, Canadá, Venezuela, Chile, Polónia, Colômbia, Brasil, Itália, Espanha, Portugal.

Em Setembro de 2009, tem lugar o 24º Congresso Europeu de Yoga e o 24º Congresso Mundial de Yoga da FIY em Roma, Itália. Sob a presidência de Swami Maitreyananda e Shankaracharya de Prayag, estiveram presentes os delegados de França, Grã Bretanha, Índia, México, Argentina, Uruguai, Brasil, Itália, Espanha e Portugal.

Em 2009, realiza-se o 25º Congresso Mundial de Yoga e Congresso Europeu de Yoga - Euro Yoga 2009, da Federação Internacional de Yoga em Lisboa, Portugal, sob a presidência de Swami Maitreyananda e Swamini Taraji Dharmacharini (Beatriz Português Katchi), delegados de Portugal, Angola, Moçambique, Alemanha, França, Inglaterra, Índia, México, Argentina, Uruguai, Brasil, Itália, Espanha.

Em 17 de Janeiro de 2010, realizou-se a 24ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Yoga na Cidade de Montevideu, Uruguai.

Swamini Gauri Ma foi eleita presidente da Federação Internacional de Yoga para 2010 - 2014, Swamini Padma foi eleita Secretária Geral, Swamini Lakshmi, tesoureira e Saraswati, directora. Lisboa passou a ser a nova sede da Federação Internacional de Yoga na Europa, estando a sede e a direcção na Europa a cargo de Swamini Taraji Dharmacharini (Beatriz Português Katchi), presidente da Associação Portuguesa de Yoga Integral. Inaugurou-se a Escola Internacional de Yoga da Federação Internacional de Yoga para a Europa em Lisboa, Portugal.

Swamini Gauri
Presidente da Federação
Internacional de Yoga
2010-2014

Dharmachari Swamini Tara
Directora da Federação Internacional de Yoga com sede central para Europa, em Lisboa, Portugal
2010-2014

Em 17 de Fevereiro de 2010, Swamini Dayananda viaja para o Parmath Niketan Ashram de Rishikesh por uma semana, visitando o Sivananda Ashram e outros Ashrams. Em seguida, reuniu-se no Nepal com Ramcha Chandra Das, director do Sri Aurobindo, Mandir do Nepal. Posteriormente alojou-se no Aurobindo Ashram de Nova Deli.

Swamini Dayananada na India, Aurobindo Ashram em Deli

De 26 a 28 de Março de 2010 realizou-se na Argentina o Congresso e Retiro Internacional de Yoga. Swami Gauri, na qualidade de presidente da Federação Internacional de Yoga, Swami Lakshmi, da Federação Argentina de Yoga, e Swami Maitreyananda, em representação da Sociedade Internacional de Yoga Integral Aurobindo Sivananda Ashram, participaram juntamente com os líderes das várias associações de Argentina e Uruguai tais como Swamini Lakshmi, Swamini Padma, Swamini Nilavani, Swamini Parvati, Swamini Kali, Swami Mahadeva, Swamini Devi, Swamini Ganga, Swamini Yogashakti, na reunião com os delegados de Austrália, Suíça, Alemanha, Colômbia, Panamá, Venezuela, Chile, Peru, México, Argentina, Uruguai, Brasil, Itália, Espanha e Portugal.

Swamini Gauri na Índia

Nos dias 17 e 18 de Abril de 2010 realizou-se o Congresso Internacional Anual de Yoga da Federação Internacional de Yoga e o Congresso Uruguaio de Yoga, no Hotel Íbis de Montevideu, Uruguai. Participaram as personalidades do evento anterior.
Nos dias 26 e 27 de Junho de 2010, realizou-se o Retiro Internacional de Yoga da Federação Internacional de Yoga em Cozumel, México, contando com a presença de Swami Gauri, na qualidade de presidente da Federação Internacional de Yoga. A organização pertenceu ao Centro de Yoga de Cozumel, dirigido por Yogini Shakti Devi.
Participaram directores de diferentes centros de yoga.

Swami Gauri na Retiro Internacional de Yoga

Nos dias 24 e 25 Julho de 2010 realizou-se o Congresso Internacional de Yoga da Federação Internacional de Yoga em Medellin, Colômbia. Organizado pela Associação Colombiana de Yoga, presidida pelo Master Santiago Patiño, contou com a presença de Swami Gauri, como presidente da Federação Internacional de Yoga, Swami Lakshmi, da Federação Argentina de Yoga e Swami Maitreyananda, em representação da Sociedade Internacional de Yoga Integral Aurobindo Sivanand
a Ashram, assim como mestres de outros países.

Nos dias 23, 24 e 25 de Julho de 2010 realiza-se o Retiro Internacional de Yoga Integral da Federação Internacional de Yoga em Sintra, Portugal, Europa, presidido por Swamini Dharmacharini Tara (Yogacharini Beatriz Português Katchi), directora da Federação Internacional de Yoga na Europa e presidente da Associação de Yoga Integral de Portugal. Swamini Padma e mais de 10 mestres participam no retiro.

International Yoga Retreat organized by International Yoga Federation at Sintra, Portugal, Europe.

2010, 25 de setembro e 26. Conferência Internacional de Yoga na cidade de Rosario, Argentina. Estão presentes: Ashok Kumar Aggarwal Exmo. Secretário Geral da Federação de Yoga da Índia, Swami Maitreyananda, presidente da Associação de Yoga do Uruguai, Swamini Gauri, presidente da Federação Internacional de Yoga, Swamini Lakshmi, presidente da Federação de Yoga na Argentina e Swamini Parvati, presidente da Federação de Yogaterapia Argentina.

Conferência Internacional de Yoga na cidade de Rosário, Argentina.

20 e 21 de novembro de 2010. Conferência Internacional de Yoga, em Lisboa, Portugal. Com a direção e presidência de Swami Maitreyananda e Swamini Tara Yogacharini Beatriz Portugues

27 de novembro de 2010. Retiro Internacional de Yoga, em Mendoza, Argentina. Com Maitreyananda Swami, Lakshmi Swamini, Nilavani Swamini, Yogashakti Swamini.

A Federação Internacional de Yoga é a maior organização de yoga do mundo. Procura a integração de todos os yoguis e organizações de yoga, A Federeação Internacional de Yoga difunde o programa minimo para a formação de professores de yoga (standars) desde 1987

Desde 1987 resaltamos a tolêrancia mutua, integração, respeito, amizade, sensibilidade e participaçã no plano da igualdade dentro da Comunidade Mundial de Yoga

Swami Asuri Kapila
Pioneiro da FIY

Vayuananda
Primeiro candidato à presidência da FIY
Mahasamadhi 1987

Presidentes da Federação Internacional de Yoga

Mataji Indra Devi
Presidente Honorária
1987 - 2002

Swami Buaji
Presidente Honorário
2004 -2010

Luis Alvares De Rose
Presidente 1987-1989
.

Yogacharya Fernando Estevez-Griego (Maitreyananda)
Presidente 1990-1992

Yogavatar Krishna Kisore Das
Presidente 1992-1996

Taunai Valle
Presidente 1997-2001
.

Yogacharya Fernando Estevez-Griego (Maitreyananda)
Presidente 2002-2005

Swami Dayananda
Presidente 2006-2010

Swamini Gauri
Presidente 2010-2014

HQ Internacional (América)
Oribe 1398. Fray Bentos, Rio Negro - Uruguay.

HQ na Europa
Av de Madrid,28-1º Dtº  1000-196 Lisboa, Portugal